Nossos Serviços

 

Os serviços de inspeções e adequações oferecidos pela empresa Engesinos vem de encontro aos requisitos normativos obrigatórios de acordo com a norma regulamentadora NR 13.

A norma regulamentadora NR 13 estabelece requisitos mínimos para a gestão da integridade estrutural de caldeiras a vapor, vasos de pressão, tubulações e tanques metálicos o principal objetivo desta norma é garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores.

A empresa Engesinos possui profissionais habilitados e capacitados para prestar serviço de qualidade e excelência a nossos clientes.

INSPEÇÃO E ADEQUAÇÃO A NR13 DE CALDEIRAS, VASOS DE PRESSÃO, TANQUES E TUBULAÇÕES

Caldeiras a vapor são equipamentos destinados a produzir e acumular vapor sob pressão superior à atmosférica, utilizando qualquer fonte de energia, excetuando-se os refervedores e equipamentos similares. Esses equipamentos são classificados na NR13 em três categorias diferentes e conforme a classificação do equipamento são estabelecidas regras para a inspeção periódica, constituída por exame interno e externo.

Vasos de pressão são todos os recipientes estanques de qualquer tipo, formatos, dimensões ou finalidades, sujeitos ou não à chamas, fundamentais nos processos industriais que contenham fluidos e sejam projetados para resistir com segurança a pressões internas diferentes da pressão atmosférica, ou submetidos à pressão externa, cumprindo assim a função básica de armazenamento. Os vasos de pressão são classificados em categorias segundo a classe de fluido e o potencial de risco. A norma estabelece que os vasos de pressão devem ser submetidos a inspeções de segurança inicial, periódica e extraordinária, o tempo entre cada inspeção varia conforme o equipamento e sua classificação.

vasos de pressão

Tubulações são responsáveis pelo transporte de fluidos essenciais em indústrias cuja atividade principal é o processamento, armazenagem ou distribuição destes fluidos. Existem diversos tipos de tubulações mas as que precisam ser enquadradas na NR13 são as de fluídos A, B e as de vapor, portanto inspeções periódicas desses tipos de tubulações devem ser  realizadas. Essas inspeções são constituídas de exames e análises, que permitem uma avaliação da sua integridade estrutural de acordo com a norma técnica.

Tanques são responsáveis pelo armazenamento e estocagem de produtos. Existem diversos tipos de tanques mas os que precisam ser enquadrados na NR13 são os tanques onde o diâmetro externo do equipamento seja superior a três metros e a capacidade deve ser maior que vinte mil litros e os fluídos devem ser do tipo A ou B, portanto inspeções periódicas desses tipos devem ser  realizadas. Essas inspeções são constituídas de exames e análises, que permitem uma avaliação da sua integridade estrutural de acordo com a norma técnica.

Whatsapp